MINICURSOS

STRIKE BRASIL

Reprogramação de Máquinas

Em 2011 nasceu a STRIKE BRASIL, na cidade de Ponta Porã-MS, baseada em uma humilde ideia de fornecer peças exclusivas que não estavam disponíveis no Brasil para personalização de camionetes. Em 2013, a STRIKE BRASIL começou a abranger todos os veículos e maquinários, dos populares até superesportivos; dos caminhões aos tratores. Nosso software de injeção eletrônica tem uma qualidade indiscutível, contando com diversos engenheiros da Inglaterra e Alemanha desenvolvendo softwares de primeira linha para nossos clientes.

Carga Horária: 4h
Total de vagas: 40 vagas

Primeiros Passos com Arduino

CRONOGRAMA DO CURSO
* Conceito e Arquitetura
* Histórico
* Shield
* Família Arduino
* Ambiente de Desenvolvimento
* Alternativos de Programação
* Simulador Arduino On-line (Tinkercad.com)
* Definições, Características e Primeiros Passos
* Ambiente de Simulação
* Funcionalidades
* Projetos Prontos
* Implementando o seu próprio Projeto

Ms. Ricardo Vieira

Carga Horária: 4h
Total de vagas: 40 vagas

DRES – Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo

A estrutura solo, determinada pela agregação, constitui-se em um dos principais componentes da fertilidade do solo, influenciando diversas propriedades diretamente relacionada à produtividade das culturas, como a capacidade de infiltração e disponibilidade de água às plantas, a permeabilidade ao ar, a resistência mecânica ao crescimento de raízes e a atividade da microbiota do solo. No âmbito da produção de grãos sob sistema plantio direto (SPD), a utilização de sistemas de produção pouco diversificados, baseados nas sucessões trigo/soja ou milho 2ª safra/soja, têm conduzido à degradação da estrutura do solo, em função da baixa adição de palha e raízes que estes sistemas proporcionam. Neste contexto, a degradação da qualidade estrutural do solo pode ser apontada como uma das principais causas associadas à estagnação e à alta variabilidade ao longo do tempo da produtividade média da soja no Brasil.

A adoção de práticas agrícolas que melhorem a estrutura do solo requer, em primeiro lugar, ferramentas simples que possibilitem o reconhecimento e a avaliação da qualidade estrutural do solo. Ao contrário do que ocorre para fertilidade química, os indicadores quantitativos para avaliar a fertilidade física do solo são de difícil determinação e/ou de baixa confiabilidade, o que dificulta o diagnóstico da qualidade estrutural com vistas ao crescimento das plantas em nível de campo, levando a graves erros de recomendação. Diante deste contexto, a Embrapa e a UEL desenvolveram uma metodologia para avaliação visual da qualidade estrutural do solo, denominada de Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo – DRES.

O DRES é um método de campo, de execução simples e rápida, para qualificar a estrutura da camada superficial do solo, baseado em características detectadas visualmente em amostras dos primeiros 25 cm. As avaliações constam da observação de tamanho, forma e resistência à ruptura dos agregados e torrões; forma, orientação e rugosidade das faces de ruptura; distribuição e aspecto do sistema radicular; e evidências de atividade biológica. Com base em variações nessas características, podem ser identificadas de uma a três camadas diferentes em cada amostra de solo.

P R O G R A M A
1. TEORIA (2 h)
2. PRÁTICA (2 h)
Dr. Henrique Debiasi
Dr. Julio Cezar Franchini
Carga horária: 4 h;
Total de Vagas: 30.