Palestra


Lazy Owl Image

A Mecanização Agrícola na era da Agricultura Digital

Rouverson Silva

Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1990), Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP (2002), Livre-Docente em Máquinas e Mecanização Agrícola (UNESP, 2010) e possui pós-doutorado pela University of Georgia. Atualmente é Professor Adjunto III da UNESP/Jaboticabal, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (1-C) do CNPq.

Também exerce o cargo de Presidente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), Diretor Executivo da Associação Latinoamericana e do Caribe de Engenharia Agrícola e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas. É membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e da Comissão de Avaliação dos Prêmios Trator do Ano e Machine of the Year.

Publicou 175 artigos em revistas científicas, mais de 500 comunicações em anais de congressos e artigos em revistas técnicas, além de ter participado de diversos eventos científicos no Brasil e no exterior. Orientou 13 teses de doutorado, 22 dissertações de mestrado e mais de 150 trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso nas áreas de Engenharia Agrícola e Agronomia. É consultor Ad hoc em várias revistas científicas e atua na área de Engenharia Agrícola (Máquinas e Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão), desenvolvendo pesquisas com enfoque nos seguintes temas: Sistemas Mecanizados de Colheita (café, cana-de-açúcar, amendoim e cereais), Agricultura de Precisão e Controle de Qualidade nas Operações Agrícolas Mecanizadas.

(Fonte: Currículo Lattes)